Connect with us

LARANJEIRAS

Agosto Dourado: conscientização sobre aleitamento materno

Published

on

O mês de agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno. Mundialmente é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno no período de 1º a 7 de agosto, e neste ano o tema escolhido é “Fortalecer a amamentação: Educando e apoiando”.

A amamentação é um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida. É o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães, pois melhora os indicadores de mortalidade, os efeitos sobre a saúde infantil e reduz a probabilidade de câncer de mama e ovário.

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do Projeto “Elos de Afeto”, programou uma série de atividades durante todo o mês de agosto. “Essa semana é comemorada desde o ano de 1992 e em 2017 o Ministério da Saúde instituiu como o mês de incentivo e intensificação de ações e promoção de apoio ao aleitamento materno, através da Lei nº 13.435. Em nosso município todos os profissionais que atuam no programa trabalham com muito gosto e através do Projeto Elos de Afeto já alcançamos resultados positivos quanto a promoção do aleitamento materno”, afirmou a Nutricionista da Secretaria de Saúde Thaise Almeida Granzotto.

As ações que serão realizadas, buscam chamar atenção da população sobre importância do leite humano na saúde do bebê, bem como do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros meses. “As atividades da Semana do Aleitamento Materno mostram a importância de trabalharmos juntos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar essas mães e famílias”, ressalta a nutricionista.

Programação

10 de agosto

Horário: 14h

Local: Hospital São José

Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.

Dia 11 de agosto

Horário: 15h

Local: Atenção Básica:

Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.

Dia 16 de agosto

Horário: 9h

Reunião com estabelecimentos comerciais

Dias 18 e 19 de agosto

Horário: 9h

Local: Hospital São Lucas

Educação Permanente em aconselhamento e manejo do aleitamento materno.

Dia 31 de agosto

Horário: 13h

Capacitação para as Agentes de Saúde

Benefícios da amamentação

-Uma alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno, que nutre a criança adequadamente nos primeiros seis meses de vida. E, de forma complementar, até os dois anos ou mais.

-O leite materno reduz mortes infantis e é nutricionalmente completo, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis. Crianças que são amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual, o que pode melhorar o desempenho escolar e, a longo prazo, aumentar a renda. Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado.

-O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. O benefício também se estende à mãe, que perde peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui risco de hemorragia e anemia. Além disso, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama é reduzido.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2019 - MDO Produções