Connect with us

Empresas & Negócios

Coprossel completa 31 anos de atividades

Published

on

A COOPERATIVA DE PRODUTORES DE SEMENTES COPROSSEL nasceu em 11 de setembro de 1991, com 20 cooperados fundadores. No início eram seis funcionários e seu primeiro presidente foi o Sr. Paulo Pinto de Oliveira Filho. Já foram presidentes da Coprossel, Sr Geonel Babinski Marochi (1994 à 1996), Sr Angelo Manoel da Cunha (1996 à 1998), Gracilino Oliveira de Matos (2000 à 2006) e Sr Valério Sarvacinski (2006 à 2008). Atualmente o diretor presidente da cooperativa é o Sr Paulo Pinto de Oliveira Filho.

Desde sua formação, mais de três décadas depois, a         Coprossel está entre as 50 maiores cooperativas do Brasil e conserva os princípios que nortearam o sonho da formação cooperativista: geração de riqueza e desenvolvimento regional.

Possui Unidades nos municípios de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond e Nova Laranjeiras. Atualmente são 14 Unidades em funcionamento, que dão suporte aos cooperados e clientes, contando atualmente com uma capacidade estática de armazenamento superior a dois milhões e trezentos e cinquenta mil sacas de grãos.

Missão Coprossel: Sua missão é de promover o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados, colaboradores e comunidade, de forma sustentada, agregando valor à produção agropecuária, respeitando os princípios do cooperativismo e a preservação ambiental.

Atualmente a Coprossel é referência em desenvolvimento regional e sustentabilidade. Atua na geração de riqueza, atendimento de seu quadro social e clientes com assistência técnica, fornecimento de insumos, comercialização da produção sempre em apoio ao produtor rural. Vale destacar também que a cooperativa é o elo entre as melhores empresas do agro mundial e a agricultura regional.

Farinha Trigosel: Em 2014 a COPROSSEL iniciou sua industrialização de trigo com o moinho cuja farinha chama-se TRIGOSEL. O moinho de farinha de trigo TRIGOSEL foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de processar aproximadamente 32 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo farinha de trigo para o mercado regional e indústrias de panificação em vários Estados, além dos subprodutos da industrialização.

O trigo é cultivado pelos agricultores da região e leva as características e a marca dessa produção muito mais longe. Em 2022 o Moinho da Trigosel continua inovando.

Máquina automatizada – Moinho Coprossel

Foi adquirido uma máquina empacotadora e enfardadora totalmente automática com capacidade de processamento de 1.440 fardos por dia (fardos de 5 pacotes de 5 Kg cada), isso equivale a 7.200 pacotes de 5Kg em um só dia. O investimento dessa nova tecnologia foi de aproximadamente R$ 2 milhões. Também nesse ano, atendendo uma demanda dos consumidores, a Trigosel colocou no mercado o pacote de farinha de trigo 1 kg. A Farinha Trigosel é um verdadeiro sucesso de comercialização.

Unidade de Beneficiamento de Sementes – Sementes Coprossel

A Coprossel nasceu a partir da produção de sementes.A difusão de tecnologia está presente na soja, feijão, trigo e triticale, que são as sementes produzidas atualmente pela Unidade de Beneficiamento de Sementes Coprossel em Laranjeiras do Sul. No campo, as sementes produzidas estão em microclima privilegiado para produção, gerando sementes de alta qualidade. Essa condição aliada as altas tecnologias de produção, beneficiamento e tratamento de sementes, garantem safras cada vez mais rentáveis ao produtor que utiliza as Sementes Coprossel.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes Coprossel, inaugurada em 2019, tem capacidade de beneficiar, anualmente, aproximadamente 300 mil sacas de semente de soja, 330 mil sacas de semente de trigo e 50 mil sacas de semente de feijão. A Unidade de Produção de Sementes Coprossel está localizada estrategicamente para escoar a produção em um dos eixos mais importantes do Estado do Paraná, entre a BR 277 e a PR 158.

Parte do complexo UBS Coprossel, ao fundo Usina Fotovoltaica

Na geração de energia renovável a Coprossel também é empreendedora. Está em pleno funcionamento uma das maiores usinas fotovoltaicas do Estado, que gera energia suficiente para atender quase toda demanda da UBS. A Usina possui 1.176 módulos de 390 Wp, gerando 54.864,25 kWh anualmente. O investimento da usina fotovoltaica vai além da economia que gera à cooperativa pela captação da energia solar, mas é fruto também das ações da Coprossel no quesito sustentabilidade.

Nova Unidade em Virmond

O protagonismo e investimentos onde atua, reforçam o compromisso da Coprossel em acreditar no potencial na região. Exemplo disso, é a mais nova Unidade de recebimento de grãos no município de Virmond. Localizada estrategicamente às margens da BR 277 entre os municípios de Laranjeira do Sul e Virmond (PR) tem a capacidade estática de armazenamento superior a 226 mil sacas. Com apoio dos cooperados que continuam estreitando seus laços com a Cooperativa, a Unidade já está em funcionamento e deve finalizar a obra em 2023.

Parte do complexo da nova Unidade em Virmond – PR (2022)

Cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e clientes celebram as conquistas alcançadas até aqui, contudo a Coprossel vislumbra o futuro com visão clara, de ser reconhecida como a empresa líder na geração de riqueza em sua região de atuação. Nesse sentido, novas Unidades estão próximas de iniciar suas atividades, como:

Fábrica de Ração Coprossel

Fábrica de Ração Coprossel em fase de implantação (2022)

Fábrica de ração Coprossel está em fase final de implantação. Tem  capacidade de produção de 13 toneladas de ração de bovinos por hora.

Laticínio Coprossel – Intercooperação com a Colervi

Laticínio Coprossel em fase final de construção (2022)

Cooperativa deve iniciar as atividades de industrialização de leite, em parceria com a COLERVI nos primeiros meses de 2023.

Loja Agropecuária Coprossel

Atendendo a uma demanda da região a Loja Agropecuária Coprossel deve surpreender com variedades de itens de utilização da Agropecuária e preços competitivos.

Alinhado ao compromisso de reinvestir onde atua, característica marcante da Coprossel, os investimentos também têm foco nas pessoas. Para colaboradores, cooperados e familiares, os programas de capacitação e bem-estar, dão possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Em especial no Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina Coprossel, reconhecido no Paraná como modelo de incentivo às mulheres cooperativistas do Agro. Também o programa Potencializa Jovem Coprossel, que dá ferramentas à sucessão familiar aos filhos e filhas dos cooperados.

A Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel, com mais de três décadas de história no Agro,   possui raízes firmes com princípios e valores, reconhecendo o valor e comprometimento de cooperados(as), colaboradores(as), parceiros comerciais e clientes que fazem parte dessa trajetória de sucesso.

Diante deste crescimento constante e alinhado ao PRC-200 da OCEPAR, o planejamento estratégico da COPROSSEL visa alcançar o faturamento anual de R$ 1 bilhão nos próximos anos.

Parabéns Coprossel !!!

Coprossel – Há mais de três décadas Cooperando com o Desenvolvimento Regional

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2019 - MDO Produções