Connect with us

Educação

Na Unicentro, formação envolve idiomas, cultura e esportes abertos à comunidade

Published

on

 Atividades de ensino, pesquisa e extensão caminham lado a lado. A prática cotidiana desse princípio tem feito da Unicentro uma referência em ensino superior de qualidade, mas quando se fala em formação as possibilidades vão além das salas de aula e laboratórios. Nesse cenário se inserem os cursos de idiomas e as atividades de cultura e esporte, todos voltados a alunos e professores da instituição e à comunidade do entorno.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza, destaca que as atividades que vão além do que é proposto nas salas de aula são compreendidas como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. “Nesse viés, a formação dos estudantes é enriquecida pela vivência com a sociedade, contribuindo para formar cidadãos participativos, buscando promover transformações sociais nas comunidades atendidas”, afirma.

O Programa Multicultural de Línguas (Promul), por exemplo, atende toda comunidade de Guarapuava. O objetivo é oportunizar que as comunidades interna e externa possam aprender um novo idioma por um valor acessível ou, em alguns casos, sem pagar nada. Desde 2014, já foram atendidos mais de 3 mil estudantes. Atualmente, são 240 matriculados. “O programa oferece cursos de alemão, espanhol, francês e inglês, desde o nível inicial até o nível avançado”, explica a secretária e coordenadora administrativa do programa, Beatriz Souza da Silva.

Atividade semelhante também existe no campus de Irati, no Centro-Sul do Estado. O Centro de Línguas da Unicentro (CEL), de acordo com o diretor, professor Tadinei Daniel Jacumasso, busca oferecer cursos de línguas estrangeiras, modernas e clássicas, língua portuguesa e libras a toda comunidade. Pelo CEL, desde o início das atividades, em 2014, já passaram mais de 1.800 alunos. No segundo semestre letivo de 2021, o Centro contou com 330 matrículas em 25 cursos de idiomas como alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, libras e polonês.

O interesse por aprender o idioma polonês foi o que motivou a acadêmica do curso de Letras Eduarda Farias a procurar as aulas do CEL. “Sempre tive interesse em aprender novas línguas e uma delas era o polonês, mas é um curso pouco ofertado. Foi no CEL que eu consegui participar de uma turma. A região de Irati é fortemente marcada pela cultura eslava e, com as aulas de polonês, consigo entender as variações linguísticas que o pessoal aqui do Sul tem”, relata.

“Além disso, foi graças ao curso de polonês que eu consegui me encontrar em uma das disciplinas da faculdade e, agora, faço pesquisa na área da fonética com foco no polonês”, acrescenta. Eduarda também está matriculada no curso de inglês para fins acadêmicos.

A Unicentro também é uma das instituições integrantes do Programa Paraná Fala Idiomas, ofertando cursos de francês e inglês para membros da comunidade universitária. “São programas estratégicos para a internacionalização das universidades, que têm o objetivo de potencializar as possibilidades de participação das instituições em ações de internacionalização. O público-alvo são professores, estudantes e agentes universitários”, explica a coordenadora institucional do Paraná Fala Inglês (PFI) na Unicentro, professora Neide Garcia.

As atividades do PFI iniciaram em 2014 e, desde então, mais de 1.200 estudantes concluíram os cursos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2019 - MDO Produções