A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou mais 16 casos da varíola dos macacos no estado. O boletim foi divulgado nesta quarta-feira (10). Ao todo, o estado já registrou 52 casos da doença, em quatro municípios. Boletim da semana passada informava 36 diagnósticos positivos: 35 em Curitiba e um em Maringá.
O novo boletim mostra que, dos novos casos, 14 são de Curitiba, um de Araucária e outro em Cascavel.
De acordo com a Sesa, das 52 pessoas que contraíram a doença, 49 são homens e três mulheres. A maioria dos pacientes tem de 30 a 39 anos.
A secretaria disse ainda que outros 93 casos são considerados suspeitos e continuam sob investigação.
A varíola dos macacos é uma doença provocada pelo vírus Monkeypox. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.
A infecção causa erupções que, geralmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Em 21 de julho a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos emergência de saúde global. A resolução foi tomada, sem consenso, em reunião do Comitê de Emergência da Varíola dos Macacos.
Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a decisão foi tomada para melhorar a resposta internacional ao vírus, que se espalhou por mais de 75 países.
Fonte: G1