Connect with us

Saúde

Secretaria de Saúde realiza ações relacionadas a Hanseníase

Published

on

Janeiro é o mês de conscientização, prevenção e combate a Hanseníase. Em Laranjeiras do Sul a secretaria de Saúde está realizando a Campanha Janeiro Roxo, relacionada a esta doença crônica e transmissível, que atinge os nervos e a pele. Pacientes que tiverem alguma mancha no corpo com alteração de sensibilidade devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para agendar o seu atendimento.
A campanha nacional é encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.  A hanseníase é uma das enfermidades mais antigas. No mundo, cerca de 210 mil novos casos são reportados anualmente, dos quais, 15 mil são de crianças. No Brasil são detectados 30 mil novos casos ao ano. Uma lei de 2009 instituiu o último domingo do mês de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. O objetivo é chamar a atenção para as medidas de prevenção e controle da doença.
Laranjeiras do Sul, realizou no ano de 2022, o tratamento em 8 pacientes e iniciou o ano de 2023 acompanhando outros quatro pacientes. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas no município, está a detecção de novos casos através da busca de pacientes que possam estar com a doença e não sabem, além de avaliação de pessoas que receberam algum tratamento para doença nos últimos cinco anos.
A hanseníase é fácil de diagnosticar, tem cura e tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em geral, os primeiros sintomas surgem como manchas brancas, vermelhas ou marrons em qualquer parte do corpo, somadas à alteração na sensibilidade à dor, ao tato e à percepção do quente e do frio.
Áreas dormentes também podem aparecer, especialmente nas extremidades, como mãos, pernas, córneas, além de caroços, nódulos e entupimento nasal. O diagnóstico da doença é feito na Unidade Básica de Saúde, onde a equipe de saúde examina o paciente e já inicia o tratamento. Imediatamente após começar o tratamento, que dura entre seis a doze meses, o paciente já não transmite mais a doença para as pessoas com quem convive.
Janeiro Roxo – Desde 2016, o Ministério da Saúde, consolidou a cor roxa para as campanhas de conscientização, orientação e prevenção para hanseníase. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2019 - MDO Produções