Assaltantes fortemente armados transformaram Guarapuava numa praça de guerra na noite de ontem (17) e madrugada desta segunda-feira (18). Em uma ação muito bem planejada, atearam fogo primeiramente no Quartel da Polícia Militar, no bairro Morro Alto. De acordo com informações o alvo do ataque seria a transportadora de valores ProForte. Os assaltantes, atiraram contra batalhões da PM e incendiaram veículos interditando estradas de Guarapuava. Simultaneamente, vários pontos da cidade foram alvos de ataque e de tiroteio.
Conforme informações de populares, parte da rua Saldanha Marinho foi bloqueada em duas extremidades. Com a cidade tomada e policiais militares sem poder sair do quartel, militares do Exército saíram às ruas por volta da 0 hora. Na Praça Cleve, há informação de que cerca de 50 homens renderam pessoas.
A fachada base da PM ficou marcada por vários tiros de fuzis e um caminhão foi incendiado em frente ao prédio, impossibilitando a saída de policiais. Há relatos via grupos de Whatsapp que alguns policiais foram feridos na ação e um cabo teria levado um tiro na cabeça, informação que ainda não foi confirmada oficialmente. Os bandidos também teriam feito alguns reféns para conseguirem efetivar os assaltos.
De acordo com vários veículos de imprensa locais, o ataque foi impressionante e já mobiliza um grande contingente policial. PMs de toda a região e inclusive de Curitiba, foram acionados a caminho da cidade para caçar os bandidos nas rodovias e regiões de fazendas onde eles possam se esconder.
O Cabo Rispieri da PM foi atingido com um tiro na cabeça e foi hospitalizado em estado grave. A Ação ainda continua. Vários soldados da 2ª Cia. Da Polícia Militar sob o comando do tenente Rudnick estão em Guarapuava neste momento.
Fonte: RSN e G1