Connect with us

Agro

Vídeo do Bradesco contra o consumo de carne gera protesto de pecuaristas

Published

on

Em protesto contra uma campanha de marketing do Bradesco divulgada em 23 de dezembro (e logo retirada das redes) em que três influenciadoras viralizaram ao sugerir o não-consumo de carne nas segundas-feira, sindicatos rurais e representantes de associações de criadores promoveram nesta segunda (3/1) manifestações em várias regiões do país com o título unificado Segunda com Carne. Os protestos foram convocados na semana anterior por grupos de WhatsApp e ocorreram em frente a agências do banco no Mato Grosso, São Paulo, Pará, Tocantins e Minas Gerais.

Na maioria dos locais, como Cuiabá, Sinop, Água Boa, Rondonópolis, Barra do Garças, Porto Alegre do Norte (todas no MT), Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Birigui (em SP) e Uberaba (MG), foram distribuídos espetinhos de carne ou churrasco às pessoas que formaram fila. Em Xinguara, no Pará, no entanto, os pecuaristas resolveram doar seis toneladas de carne bovina para os beneficiários de programas sociais. A fila avançou por vários quarteirões enquanto um carro de som anunciava que o movimento era um alerta à população para evitar a lacração de não comer carne. O termo “lacração” foi repetido em várias das manifestações.

A assessoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba, disse que a entidade que representa mais de 24 mil associados em todo o país, não participou de nenhum protesto, mas entende que qualquer iniciativa realizada de forma respeitosa e organizada e que tenha como objetivo promover e valorizar a produção rural merece apoio da entidade.

“Nesse sentido, a Associação destaca o manifesto de centenas de brasileiros que foram às ruas nesta segunda-feira para cobrar mais respeito, entendimento e valorização do processo de produção de carne no Brasil. Processo esse, que hoje desponta como a maior referência em sustentabilidade e produtividade no mundo.”

O que diz o banco

O Bradesco já havia publicado carta na semana anterior reafirmando seu apoio ao agronegócio brasileiro e sua “crença indelével” no setor como vetor de crescimento do país. Disse ainda que a posição manifestada por influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina é “descabida”, não representa a visão da instituição e que tomou “ações administrativas internas severas”.

Nesta segunda, a assessoria de imprensa divulgou esta nota: “O Bradesco reitera seu apoio e crença irrestrita ao setor agropecuário. Há décadas é o maior banco privado do agronegócio. Foram a Pecplan e a Fundação Bradesco, com o apoio de seus técnicos, que implantaram e capacitaram milhares de agropecuaristas a fazer inseminação artificial. Com isso, o banco  contribuiu decisivamente para a pecuária alcançar o atual e reconhecido nível de excelência mundial”.

Fonte: Globo Rural

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2019 - MDO Produções